Âmbito e Objetivos
No âmbito da estratégia nacional para a Transição Digital das Empresas, foi incluída a medida Internacionalização via E-commerce, que tem como objetivo dinamizar as exportações online de produtos e serviços portugueses nos mercados internacionais, aprofundando a promoção do comércio electrónico para PME novas exportadoras e a diversificação de mercados de exportação para empresas com experiência internacional consolidada, sendo no que respeita a esta Orientação Técnica, especificamente investimentos associados à sensibilização, capacitação e consultoria às PME.
O Aviso pretende apoiar projetos de empresas que visem especificamente a comercialização de produtos/serviços por canais digitais, sendo apenas admitidos os projetos que promovam e/ou consolidem presença direta nos canais online, seja através de loja própria online seja através da adesão a marketplaces.
Área Geográfica
O presente Aviso tem aplicação no território nacional.
Beneficiários
São elegíveis no âmbito do presente Aviso as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica. O beneficiário final deverá possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura. É necessária a realização de um Diagnóstico E-commerce prévio, com uma pontuação final superior a 20 pontos.
Tipologia da Operação
O aviso destina-se a operações com investimentos de:
- 10.000 € e 25.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras” – Empresas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 20 pontos e inferior a 75 pontos no resultado do Diagnóstico E-commerce.
- 25.000 € e 85.000 €, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados” – Empresas PME que tenham obtido uma pontuação final igual ou superior a 75 pontos obtida no resultado do Diagnóstico E-commerce realizado.
Critérios de Elegibilidade
São consideradas despesas elegíveis as seguintes:
a) As aquisições de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto.
b) As despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
- b1) Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- b2) User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- b3) Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- b4) Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- b5) Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- b6) Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- b7) Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- b8) Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- b9) Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- b10) Business Inteligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
c) Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto, devendo ser evidenciadas as competências/valências em e-commerce e marketing digital e corresponder a um nível mínimo de qualificação VI (QNQ).
Limite do Apoio
Incentivo não reembolsável, calculado através da aplicação às despesas elegíveis de uma taxa de 50%.
Duração do Projeto
Os projetos têm uma duração máxima de doze meses a contar da data de assinatura do Termo de Aceitação. A execução dos projetos deverá iniciar-se no prazo máximo de seis meses após a comunicação da decisão de concessão do apoio.